PROJETO DE TRABALHO
2014
"BIA BEDRAN CONTA,
CANTA E ENCANTA
O MAURIÇÃO!"
Projeto de Trabalho
2013
“Da poesia de Vinícius de Moraes
à obra de Romero Britto"
|
O
porquê da escolha:
Parte do tema foi sugestão da
Coordenadora Pedagógica da UE que, ao participar de um encontro no ano passado,
teve contato com o projeto de trabalho de uma das escolas da 5ª CRE baseado na obra de Romero Britto. As imagens do
cotidiano (animais, flores...), o traço infantil, o uso das cores, a energia
que suas obras passam contagiaram todos da escola. Pensamos em fazer
releituras de suas obras de modo que estas se tornassem mais significativas
possíveis para nossos alunos. Normalmente trabalhamos muito com música por atingir quase que a maioria
dos nossos alunos, mas gostaríamos de ousar um pouco e experimentar utilizar a arte visual como forma de expressão e
instrumento do projeto.
Mas, no início desse ano, passamos
por um impasse. Impasse esse que logo virou solução. Explicando melhor: este
ano comemora-se o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes e a temática também agradou a comunidade escolar
por suas obras voltadas para o universo
infantil. E deu-se o impasse: a arte de Romero Britto ou a poesia de Vinícius
de Moraes?
Resolvemos não escolher entre um e outro e
simplesmente trabalhar com os dois. Com isso, a questão da música que é sempre
necessária para o desenvolvimento do nosso trabalho seria também contemplada
através das poesias de Vinícius.
A escola sempre trabalha, tanto no
currículo da Educação Especial quanto no currículo da Educação Infantil, com
conceitos voltados para a comunicação,
diversidade, meio ambiente e valores
e vimos que através da obra dessas duas personalidades do mundo das artes poderíamos
abordar com facilidade esses temas.
Queremos:
-
aproveitar as obras de Vinícius de Moraes e de Romero Britto para desenvolver nos alunos as habilidades
constantes do currículo escolar da forma mais significativa possível
(“vivendo e aprendendo”);
-
desenvolver um projeto coletivo envolvendo as turmas de Educação Infantil e
Educação Especial da UE,
proporcionando uma unidade temática à
escola;
-
estabelecer uma parceria constante entre os profissionais num trabalho
coletivo;
- divulgar o trabalho desses artistas também aos funcionários e responsáveis
Nossa Caminhada:
- divulgar o trabalho desses artistas também aos funcionários e responsáveis
Nossa Caminhada:
-
Escolha do tema (reuniões do fim do ano passado e as do início deste ano);
- Buscaremos nos primeiros meses do ano adquirir todo o material necessário ao desenvolvimento do projeto:
- Buscaremos nos primeiros meses do ano adquirir todo o material necessário ao desenvolvimento do projeto:
reproduções em xerox colorida das obras de
Romero Britto que ficarão expostas ao longo do ano no corredor de
entrada da escola, slides com essas obrar
salvos nos computadores da UE para acesso fácil dos regentes, poesias
do Vinícius reproduzidas em xerox com
gravuras enriquecendo-as, além dos CDs e DVDs com as músicas cujas
letras são as poesias do referido poeta.
-
Separamos algumas poesias de Vinícius e obras de Romero para serem trabalhadas
ao longo de cada um dos
quatro
períodos letivos, desencadeando os conceitos que queremos trabalhar na ocasião
(vide quadro em anexo).
-
Utilizaremos algumas das oficinas de múltiplas linguagens que acontecem às
sextas-feiras com os alunos da EE e
da EI para trabalhar as obras desses dois
artistas, fazendo recriações e releituras utilizando principalmente
sucata.
-
Envolvimento de toda comunidade escolar no tema (bilhetes informando o tema,
bilhetes interativos como, por
exemplo, completar as palavras que faltam nas
poesias/músicas, convites para
participações em eventos e
culminâncias, destaque para poesias de
Vinícius mais voltadas para o universo adulto atingindo os funcionários e
responsáveis) .
-
Desenvolvimento dos projetos coletivos (toda a escola) e individuais (por
turmas).
Projeto de Trabalho
2012
2012
“ A Turma do Maurição vivendo e aprendendo com
a Turma da Mônica –
o encontro de dois Maurícios”
O resultado do trabalho do ano anterior com uma temática ampla e interessante (Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato) foi uma das maiores motivações. A variedade de personagens criados por Maurício de Souza com características diferenciadas que possibilitariam o desenvolvimento do currículo, tanto da Educação Infantil quanto da Educação Especial de maneira bem atrativa e significativa foi outro ponto a favor, além da questão da coincidência dos “autores” : Maurício de Medeiros (patrono da escola) e Mauricio de Souza (criador da Turma da Mônica). A diversidade de materiais voltados para o tema (mídias diversas: CDs, DVDs, CD room, livros, revistas em quadrinhos, vídeos na internet, jogos; bonecos...) também contribuiu para a escolha.
Queremos:
- aproveitar os personagens do Maurício de Souza para desenvolver nos alunos as habilidades constantes do currículo
escolar da forma mais significativa possível (“vivendo e aprendendo”);
- desenvolver um projeto coletivo envolvendo as turmas de Educação Infantil e Educação Especial da UE, proporcio-
nando uma unidade temática à escola;
- estabelecer uma parceria constante entre os profissionais num trabalho coletivo;
- divulgar o trabalho do Maurício de Souza também aos funcionários e responsáveis
Nossa Caminhada:
- Escolha do tema (reuniões do fim do ano passado e as do início deste ano);
- Coleta de materiais (ocorrerá ao longo de todo o ano);
- divulgar o trabalho do Maurício de Souza também aos funcionários e responsáveis
Nossa Caminhada:
- Escolha do tema (reuniões do fim do ano passado e as do início deste ano);
- Coleta de materiais (ocorrerá ao longo de todo o ano);
- Apresentação gradativa da obra do Maurício de Souza às crianças (os personagens serão apresentados à medida que
os assuntos forem sendo trabalhados pelos docentes);
- Envolvimento de toda comunidade escolar no tema (comunicamos às famílias nas reuniões do início do ano a escolha
do tema; a Sala de Leitura organizou uma brincadeira para “testar” o conhecimento das famílias e funcionários sobre
os personagens e outras ações ainda a serem pensadas);
- Desenvolvimento dos projetos coletivos (toda a escola) e individuais(por turmas).
- Desenvolvimento dos projetos coletivos (toda a escola) e individuais(por turmas).
Desdobramento do tema ao longo dos bimestres:
1º período letivo (fevereiro a abril): Conhecendo as Turmas: Identidade
2º período letivo (maio a julho): Aprendendo sobre saúde e meio ambiente com a Turma da Mônica
3º período letivo (agosto e setembro): Brincando com a turma da Mônica
4º período letivo (outubro a dezembro): Crescendo em valores com a Turma da Mônica
Orientações quanto ao desenvolvimento dos temas do Projeto de Trabalho 2012:
Levando-se em conta a especificidade de nosso corpo discente, orientamos que cada tema tenha na turma um desdobramento específico. O importante é que seja significativo, acessível e propicie o desenvolvimento dos alunos.