PROJETO ANUAL

PROJETO DE TRABALHO

2014



"BIA BEDRAN CONTA,


CANTA E ENCANTA 

O MAURIÇÃO!"





















   Projeto de Trabalho
 2013







           




         

  


Da poesia de Vinícius de Moraes

à obra de Romero Britto"






O porquê da escolha:
            Parte do tema foi sugestão da Coordenadora Pedagógica da UE que, ao participar de um encontro no ano passado, teve contato com o projeto de trabalho de uma das escolas da 5ª CRE  baseado na obra de Romero Britto. As imagens do cotidiano (animais, flores...), o traço infantil, o uso das cores, a energia que suas obras passam contagiaram todos da escola. Pensamos em fazer releituras de suas obras de modo que estas se tornassem mais significativas possíveis para nossos alunos.  Normalmente trabalhamos muito com música por atingir quase que a maioria dos nossos alunos, mas gostaríamos de ousar um pouco e experimentar utilizar a arte visual como forma de expressão e instrumento do projeto.
            Mas, no início desse ano, passamos por um impasse. Impasse esse que logo virou solução. Explicando melhor: este ano comemora-se o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes e a temática também agradou a comunidade escolar por suas obras voltadas para o universo infantil. E deu-se o impasse: a arte de Romero Britto ou a poesia de Vinícius de Moraes?
Resolvemos não escolher entre um e outro e simplesmente trabalhar com os dois. Com isso, a questão da música que é sempre necessária para o desenvolvimento do nosso trabalho seria também contemplada através das poesias de Vinícius.
A escola sempre trabalha, tanto no currículo da Educação Especial quanto no currículo da Educação Infantil, com conceitos voltados para a comunicação, diversidade, meio ambiente e valores e vimos que através da obra dessas duas personalidades do mundo das artes poderíamos abordar com facilidade esses temas.
Queremos:
- aproveitar as obras de Vinícius de Moraes e de Romero Britto  para desenvolver nos alunos as habilidades
  constantes do currículo  escolar da forma mais significativa possível (“vivendo e aprendendo”);
- desenvolver um projeto coletivo envolvendo as turmas de Educação Infantil e Educação Especial da UE, 
   proporcionando uma unidade temática à escola;
- estabelecer uma parceria constante entre os profissionais num trabalho coletivo;
- divulgar o trabalho desses artistas também aos  funcionários e responsáveis 

Nossa Caminhada:
- Escolha do tema (reuniões do fim do ano passado e as do início deste ano);
- Buscaremos nos primeiros meses do ano adquirir todo o material necessário ao desenvolvimento do projeto:
   reproduções em xerox colorida das obras de Romero Britto que ficarão expostas ao longo do ano no corredor de
   entrada da escola, slides com essas obrar salvos nos computadores da UE para acesso fácil dos regentes, poesias
   do Vinícius reproduzidas em xerox com gravuras enriquecendo-as, além dos CDs e DVDs com as músicas cujas
   letras são as poesias do referido poeta.
- Separamos algumas poesias de Vinícius e obras de Romero para serem trabalhadas ao longo de cada um dos
   quatro períodos letivos, desencadeando os conceitos que queremos trabalhar na ocasião (vide quadro em anexo).
- Utilizaremos algumas das oficinas de múltiplas linguagens que acontecem às sextas-feiras com os alunos da EE e
  da EI para trabalhar as obras desses dois artistas, fazendo recriações e releituras utilizando principalmente
  sucata.
- Envolvimento de toda comunidade escolar no tema (bilhetes informando o tema, bilhetes interativos como, por
  exemplo, completar as palavras que faltam nas poesias/músicas,  convites para participações em eventos e
  culminâncias, destaque para poesias de Vinícius mais voltadas para o universo adulto atingindo os funcionários e
  responsáveis) .
- Desenvolvimento dos projetos coletivos (toda a escola) e individuais (por turmas).




Projeto de Trabalho
 2012

“    A Turma do Maurição vivendo e aprendendo com
   a Turma da Mônica –
o encontro de dois Maurícios”
O porquê da escolha:
                O resultado do trabalho do ano anterior com uma temática ampla e interessante (Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato) foi uma das maiores motivações.  A variedade de personagens criados por Maurício de Souza com características diferenciadas  que possibilitariam o desenvolvimento do currículo, tanto da Educação Infantil quanto da Educação Especial  de maneira bem atrativa e  significativa foi outro ponto a favor, além da questão da coincidência dos “autores” :  Maurício de Medeiros (patrono da escola) e Mauricio de Souza (criador da Turma da Mônica). A diversidade de materiais voltados para o tema (mídias diversas: CDs, DVDs, CD room, livros, revistas em quadrinhos, vídeos na internet, jogos; bonecos...) também contribuiu para a escolha.
Queremos:
- aproveitar os personagens do Maurício de Souza para desenvolver nos alunos as habilidades constantes do currículo   
   escolar da forma mais significativa possível (“vivendo e aprendendo”);
- desenvolver um projeto coletivo envolvendo as turmas de Educação Infantil e Educação Especial da UE,   proporcio-
  nando uma unidade temática à escola;
- estabelecer uma parceria constante entre os profissionais num trabalho coletivo;
- divulgar o trabalho do Maurício de Souza também aos  funcionários e responsáveis

Nossa Caminhada:
- Escolha do tema (reuniões do fim do ano passado e as do início deste ano);
- Coleta de materiais (ocorrerá ao longo de todo o ano);
- Apresentação gradativa da obra do Maurício de Souza às crianças (os personagens serão apresentados à medida que   
   os assuntos forem sendo trabalhados pelos docentes);
- Envolvimento de toda comunidade escolar no tema (comunicamos às famílias nas reuniões do início do ano a escolha
  do tema;  a Sala de Leitura  organizou uma  brincadeira para “testar” o conhecimento das famílias e funcionários sobre
  os personagens e outras ações ainda a serem pensadas);
- Desenvolvimento dos projetos coletivos (toda a escola) e individuais(por turmas).


 
Desdobramento do tema ao longo dos bimestres:
             1º período letivo (fevereiro a abril): Conhecendo as Turmas: Identidade
             2º período letivo (maio a julho):  Aprendendo sobre saúde e meio ambiente com a Turma da Mônica  
             3º período letivo (agosto e setembro): Brincando com a turma da Mônica
             4º período letivo (outubro a dezembro):  Crescendo em valores com a Turma da Mônica

    Orientações quanto ao desenvolvimento dos temas do Projeto de Trabalho 2012:

Levando-se em conta a especificidade de nosso corpo discente, orientamos que cada tema tenha na turma um desdobramento específico. O importante é que seja significativo,  acessível e propicie o desenvolvimento dos alunos.