Este ano o planejamento pedagógico tem o
seguinte título “Conviver com a diversidade faz a diferença” e nos meses de
agosto e setembro desenvolvemos com os alunos o tema “Diversidade Cultural” com enfoque:
ü
nas lendas e mitos do imaginário popular que foram apresentados aos alunos nas oficinas das 5ªf, sempre através
de muita conversa, histórias, vídeos e construções artísticas com
reaproveitamento de materiais;
ü
nas brincadeiras tradicionais que foram exploradas toda 2ªf do mês de agosto na “Hora do Brincar”, com todo o turno junto. Algumas, os alunos já
conheciam como a tradicional “pescaria”, a “bola na lata”, a “boca do palhaço”,
o “ovo na colher” (tão tradicionais nas nossas festas juninas!), além de outras
divulgadas em festas de aniversário como a “dança das cadeiras”, “estátua” e
“morto-vivo”. Já algumas, tiveram que ser ensinadas, pois muitos alunos não as conheciam:
“Chicotinho-queimado”, “Seu mestre mandou”, “Amarelinha”, “Batatinha frita”,
dentre outras. Foram momentos interessantes e divertidíssimos em que
proporcionamos aos alunos com deficiência a possibilidade de brincar, de
participar das brincadeiras através de alguma adaptação ou estratégia.
ü
nos diferentes estilos musicais
experimentados na “Hora de Dançar”
que substituiu a “Hora do Brincar”
nas 2ª f de setembro. No dia 4, dançamos ao som das cantigas de roda (“A canoa
virou”, “Fui no Itororó”, “Ciranda, cirandinha”, “Fui na Espanha”, “A linda
Rosa Juvenil” e “É de tango, tango”), já no dia 11, conhecemos e dançamos ao
som do forró, sertanejo, carimbó, ciranda e até dançamos uma quadrilha! Na semana
seguinte, dia 18, experimentamos o funk, o rap, o rock e o blues e no dia 25
será a vez do samba, do pagode, do jongo, da capoeira, do reggae e do axé.
Nosso Brasil é assim: tem estilos e ritmos musicais para o gosto de
todos...conhecer e respeitar as preferências de cada um é essencial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário