O que é? É a tomada de consciência dos principais problemas da UE, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais visando eliminar ou atenuar as falhas detectadas. O Artigo 12 da Lei 9394/96 define a incumbência dos estabelecimentos de ensino, dentre elas elaborar e executar sua proposta pedagógica.
Título do PPP da UE: “Sou cidadão como você: necessito me comunicar” (temáticas: cidadania e comunicação”)
Linhas de ação ou orientações gerais:
ü Que o respeito às individualidades seja uma constante em nosso trabalho;
ü Que a transparência esteja presente e seja resultado de todos os encontros da comunidade educativa;
ü Promover /incentivar um clima organizacional favorável à manifestação e discussão de idéias com ética;
ü Fortalecimento do trabalho coletivo, incentivando as parcerias internas;
Diagnóstico 2012:
Somos uma das dez escolas especiais da nossa rede. Passamos, em 1970, de Centro Ocupacional a Escola Especial, completando 42 anos em junho deste ano. Ao longo desses anos, o alunado e consequentemente o trabalho realizado na escola, vem constantemente sendo reformulado: inicialmente atendíamos alunos com dificuldades de aprendizagem; por um período atendemos também alunos com conduta típica, até que passamos a receber alunos que não frequentavam escolas (eram tidos como inelegíveis para este trabalho), mas que tiveram garantido esse direito a partir da LDB de 1996: os alunos com múltiplas deficiências ou deficiência severa.
Este ano, estes alunos, com idades a partir de 6 anos, encontram-se matriculados em 10 classes especiais (5 em cada turno). A maioria deles apresenta dificuldades na comunicação, necessitam de recursos específicos, adaptações de acesso e currículo, plano educacional individual, supervisão e estímulos constantes o que leva a necessidade da redução no número de alunos por turma (mínimo de 3 e máximo de 6). No 1º turno, temos 22 alunos matriculados e no 2º turno, 23. Desse total, 5 estão em atendimento domiciliar, por não apresentarem, no momento, condições de saúde para frequentarem as aulas.
Desde 1999, num processo de inclusão, acolhemos a Educação Infantil em nossa escola e, numa perspectiva também inclusiva, já está se estruturando para 2013 e anos subsequentes, a abertura de turmas regulares dos anos iniciais do ensino fundamental com alunos incluídos. Este ano temos uma turma regular de Educação Infantil com 22 alunos, sendo 3 com deficiência. Esta turma, de horário integral, vem possibilitando uma dinâmica maior à escola, tanto com o grupo discente, pois realizamos muitas atividades em conjunto, quanto com a comunidade vizinha, pois os alunos da Ed. Infantil moram no entorno da escola, diferentemente dos alunos da Ed. Especial. Apesar de a escola ser bem situada, sendo atendida por diversas linhas de ônibus (infelizmente, ainda não tão acessíveis), para os alunos com deficiência, principalmente os 31 cadeirantes matriculados, a distância é um dos motivos que fizeram com que a Prefeitura tivesse que oferecer o transporte escolar e garantir, com isso, a frequência. Este ano, inclusive, esse serviço foi terceirizado e a escola será atendida por dois ônibus adaptados.
As famílias de modo geral, e mais especificamente as dos alunos com deficiência, necessitam de um acolhimento constante por parte da escola. Os laços criados entre essas duas instâncias são fundamentais para o trabalho, pois além da família necessitar da escola como parceira que aceite e trabalhe com seus filhos, a escola também precisa da família, pois esta possibilita um conhecimento maior de seus filhos para que possamos desenvolver um trabalho de qualidade.
A equipe docente da UE é composta por professores já antigos (requisitados para o trabalho na Educação especial) e bastante envolvidos e comprometidos com a nossa missão. Este ano, tivemos uma necessidade maior de duplas regências em virtude da saída de professores para a equipe de direção (cada um com duas matrículas). Temos dois professores requisitados fazendo DR, temos dois professores que trabalharam conosco ano passado e renovaram cessão, temos um professor que já trabalhou conosco há algum tempo e retornou e outro que já trabalhou há muito tempo em outra escola especial e que veio fazer DR conosco este ano. Os regentes da Ed. Infantil estão na escola também em regime de DR (um deles desde o ano passado). A profª de Artes Plásticas, os professores de Ed. Física (1º e 2º t) e a profª de Sala de Leitura já estão conosco há um bom tempo, assim como eu, na Coordenação Pedagógica, os funcionários de apoio e as merendeiras. Temos uma Sala de Recursos que, no momento, só funciona atendendo os alunos do 2º t (o professor da tarde é o mesmo do ano passado e estamos com uma vaga pela manhã). A escola recebeu, desde o ano passado, num serviço terceirizado, duas agentes de portaria que continuaram conosco esse ano e também já fazem parte da dinâmica escolar.
O prédio antigo que já passou por adaptações de acesso ao longo dos anos (barras, rampas, ampliação de portas) atende, no momento, nossa necessidade. Temos além das salas de aula, Sala de Leitura, salas para atendimento de Artes Plásticas e Ed. Física, refeitório, Sala de Recursos, Sala de Professores, Sala da Direção, Secretaria, Sala da Coordenação Pedagógica, uma quadra que compartilhamos com a escola vizinha (Rocha Pombo), uma sala batizada de “Centro Cultural do Maurição” onde realizamos a maioria das atividades coletivas que realizamos e onde há diversos materiais expressivos (instrumentos musicais, fantasias diversas). Temos também uma pequena sala que fica localizada na parte da frente da escola onde os responsáveis aguardam seus filhos enquanto estes estudam.
Nossa missão:Contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, através de um ensino de qualidade e da sensibilização da sociedade de modo geral a respeito da igualdade de direitos e oportunidades a que todos têm direito.
Para isso, contamos com a parceria:dos professores regentes, dos professores de atividades interdisciplinares (Artes Plásticas, Ed. Física, Sala de Leitura), da Sala de Recursos, da Família e da Comunidade na busca de um trabalho pedagógico significativo, de modo que nosso aluno venha:a construir sua identidade, a expressar-se de forma a ser compreendido ea adquirir conhecimentos, habilidades e informações que promovam a independência pessoal, a participação e a cooperação nos grupos de realidade social dos quais faz parte.